sexta-feira, 8 de março de 2013

Antiguidade Tardia



O termo Antiguidade Tardia deve ser analisado observando os vários aspectos vinculados ao binômio política e poder, assim como deve ser analisada também a viabilidade da aplicação do conceito "Antiguidade Tardia" para o período de transição entre os mundos clássico e medieval, que ocorreu entre os séculos III e VIII da era Cristã..

O período classificado como Antiguidade tardia foi explicado por diversos historiadores sob o aspecto político, abrangendo na política os outros aspectos como o social e cultural.  
Dentro da história tradicional, a passagem da Antiguidade Clássica para a Idade Média seria vista e explicada como uma transição entre o fim do Império Romano e o início da Idade Média. Com uma data especifica que se estabeleceu em 476, quando seria deposto o ultimo Imperador do Ocidente.

Esta visão deixa de lado os variados aspectos da realidade social, com suas especificidades e complexidades. Remetendo à ideia de queda, declínio e decadência, que viria a caracterizar a Idade Média como um período de obscurantismo.

Segundo Peter Brown, no prefácio de seu livro o Fim do Mundo Clássico (BROWN,1972), devemos observar as constantes mudanças e as continuidades que ocorreram nesse processo histórico. Ainda segundo Brown – “ver este período como uma melancólica história da “queda e fim do Império Romano” seria muito mais cômodo e simplista, em lugar de se perceber as novidades que começariam neste período”.

O estudo em questão deve compreender como os homens desta época lidaram com as mudanças, tão numerosas e complexas, que vão do social ao econômico. Foi um período dinâmico, que trazia novidades  nas estruturas materiais e sociais, trazendo também uma nova visão de mundo e do sagrado, o que provocaria novos comportamentos na sociedade da época.


Portanto, a Antiguidade Tardia pode ser percebida tanto na antiguidade como na Idade Média, assim como traços da medievalidade já podem ser percebidos na Antiguidade Tardia, fortalecendo assim a ideia de dualidade:  este período já não é “Antigo”, pois não se encaixa no conceito de “Antiguidade Clássica”, mas também não é medieval.

Segundo Le Goff, rotular o translato como “Baixo Império” e “Alto Império” transmite a ideia de decadência, de decrepitude, de algo que foi “alto”, “forte”, “pujante”, e é uma mentalidade caracteristicamente medieval.

Para aqueles que veem esse período como de continuidade e transformação, é um período onde a Antiguidade, sem deixar de ser antiguidade, se transforma.

Para os medievalistas, é a porta de entrada para classificações como “Baixo Império” ou “Alta Idade Média”. O uso, portanto, do termo Antiguidade Tardia, supõe que há uma continuidade de características sociais e culturais da Antiguidade Clássica que permanecem presentes até a Idade Média, eliminando as possibilidades de rupturas nítidas.


Referências Bibliográficas

BROWN. Peter. O fim do mundo clássico. Lisboa: verbo, 1972
de O. (org). Santana do Parnaíba: Solis, 2005, p. 233 a 242.

LE GOFF, J. "Decadência e progresso/reação". In: ROMANO, R. (org.). Enciclopédia
Einaudi; memória/história. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984, p.335

Profª Rosilene Lacerda de Luna


Um comentário:

  1. The history never failed to amaze us. With the technology they used and the art pieces they have resembles also some of what we use or have today.

    Internet specials at Aqualine NFPA Fire Tanks

    ResponderExcluir